RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE

[G4-26]

Fundo disponibiliza canais de relacionamento que possibilitam à sociedade acesso rápido a serviços e a informações com transparência e tempestividade

Como Agente Operador do Fundo, a CAIXA busca realizar uma interação responsável e de qualidade com todos os públicos. Isso se dá por meio da utilização de diversos canais de comunicação e do constante aprimoramento da prestação de serviços, baseados na ética, transparência, equidade e cooperação.

Veja a seguir os principais instrumentos de interação do FGTS com seus públicos:

CONSELHO DE CLIENTES DO AGENTE OPERADOR DO FGTS

Importante mecanismo de relacionamento entre as Gerências de Filial Fundo de Garantia (GIFUG) e as empresas, o Conselho de Clientes do Agente Operador tem caráter consultivo, o que significa ser voltado para a orientação, a análise e a avaliação das questões ligadas ao FGTS, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos sistemas internos e as rotinas de gestão.

Dentre as suas finalidades principais, destacam-se as seguintes:

  • colher e apresentar sugestões que possibilitem melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados pelo Agente Operador do FGTS;

  • estabelecer um canal de comunicação permanente com a sociedade civil para diagnosticar continuamente suas necessidades;

  • avaliar o grau de satisfação com o atendimento prestado pela CAIXA aos empregadores e seus trabalhadores;

  • propor a correção de rumos tendo por base sugestões e críticas dos clientes e aprimorar o relacionamento por intermédio do conhecimento mútuo;

  • fortalecer a imagem institucional do Agente Operador e do FGTS.

Presente nas 16 GIFUG, o Conselho é composto por, no mínimo, um representante titular e um suplente dos seguintes clientes:

  • empresas privadas com mais de mil empregados;

  • empresas privadas com até mil empregados;

  • escritórios de contabilidade;

  • pessoas jurídicas da administração pública;

  • entidades sindicais;

  • administradoras de condomínio.

A quantidade de participantes por categoria e a participação de outras categorias ficam a critério das respectivas GIFUG, considerando-se as características de cada região.

OUVIDORIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

Canal direto de comunicação, que possibilita ao cidadão apresentar reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias. Essa interação pode ser feita pela internet, por meio do site do Ministério do Trabalho e Previdência Social, no endereço http://trabalho.gov.br/contato.

OCORRÊNCIAS
2013
2014
2015

Encaminhadas à CAIXA

7.048

11.165

5.667

Encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social

523

222

73

Total 7.571 11.387 5.740

Em 2015, foram registradas 5.740 ocorrências, o que representa uma redução de 49,6% em relação ao ano anterior. A diminuição do número de contatos reflete os esforços contínuos do FGTS em disseminar informações à sociedade, seja por meio de seu site e das campanhas publicitárias, seja por intermédio do expressivo volume de extratos e SMS emitidos.

Essa redução também é fruto da constante busca do Agente Operador pela inovação, disponibilizando continuamente novos serviços aos trabalhadores e empregadores, como o Saque Calamidade, via telefone 0800, e o Parcelamento de Débitos do FGTS via internet, e implementando melhorias no modelo de atendimento do FGTS em agências da CAIXA e na prestação de serviços a municípios atendidos pelos programas do Fundo.

SITE DO FGTS NA INTERNET

O endereço www.fgts.gov.br oferece informações e acesso a serviços, além de apresentar notícias relativas às atividades e operações do Fundo.

Na área de serviços on-line, o trabalhador pode consultar o saldo de sua conta vinculada, emitir extratos, atualizar endereço, efetuar cadastramento para consulta de saldo do FGTS pelo celular e recebimento de mensagens de SMS.

O empregador também pode obter informações sobre quitação de débitos e verificar a situação de sua empresa perante o FGTS. Com essa facilidade, quem está em dia com as contribuições devidas, pode obter, na hora, o Certificado de Regularidade do FGTS.

Na área de download, estão disponíveis as Demonstrações Financeiras do Fundo, relatórios, manuais, leis, decretos, resoluções, circulares e pesquisas. Também é possível ao usuário obter informações quantitativas sobre o FGTS, como números de contratações, unidades, operações, valores de empréstimos, população beneficiada e empregos gerados, além do orçamento com valores de dotação, empenhado, realizado e saldo a realizar.

Em 2015, foram registrados mais de 18 milhões de acessos ao site do FGTS, com uma média mensal de 1,5 milhão de visitas.

PÁGINA DO FGTS NO SITE DA CAIXA

A página www.caixa.gov.br oferece ao empregador e ao trabalhador um portal exclusivo para consulta de informações. Também são disponibilizados vários serviços, como cadastramento para recebimento do extrato do FGTS por e-mail, acesso da conta via celular, atualização de endereço, consulta à situação da empresa perante o Fundo e emissão do Certificado de Regularidade do FGTS (CRF).

2013
2014
2015
Variação 2015/2014

Visitantes únicos

5.880.898

7.243.060

15.756.978

117,5%

Visitas realizadas

8.052.242

10.304.514

18.598.974

80,5%

Índice de visitas por visitante

1,37

1,42

1,18

-17,0%

EXTRATO COMPLETO PELA INTERNET

Com o objetivo de fortalecer a transparência das informações e ampliar a comodidade dos trabalhadores, o Agente Operador disponibiliza a consulta dos lançamentos nas contas vinculadas nos últimos 25 anos. O extrato pode ser obtido pela internet, nos endereços www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.

Fonte oficial de informações, o site do FGTS também disponibiliza serviços on-line aos empregadores e trabalhadores que têm contas vinculadas

SERVIÇO DE MESAGENS VIA CELULAR POSSIBILITA AO TRABALHADOR RECEBER POR SMS INFORMAÇÕES SOBRE AS MOVIMENTAÇÕES DE SUA CONTA VINCULADA, COMO DEPÓSITOS FEITOS PELO EMPREGADOR, SALDO ATUALIZADO E LIBERAÇÃO DE SAQUE
CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

Moderno, ágil e seguro, o Conectividade Social ICP é um canal eletrônico de relacionamento utilizado para troca de informações entre o Agente Operador e as empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos, prefeituras, Superintendências Regionais do Trabalho e Previdência Social (SRTPS), instituições financeiras e outros entes que se relacionam com o FGTS.

O canal dispõe de diversas funcionalidades para os usuários, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), envio das informações relativas ao CAIXA PIS/Empresa, encaminhamento do arquivo da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS, obtenção de extrato da conta vinculada aos trabalhadores, consulta à situação de regularidade da empresa e parcelamento de débitos do FGTS, entre outros serviços.

Sua utilização proporciona uma série de benefícios, dentre os quais destacam-se os seguintes:

  • simplificação do processo de recolhimento do FGTS;

  • redução dos custos operacionais;

  • disponibilização de canal direto de comunicação com a CAIXA;

  • ampliação da comodidade, da segurança e do sigilo das transações com o Fundo;

  • redução da ocorrência de inconsistências e da necessidade de regularizações futuras;

  • aumento da proteção da empresa contra irregularidades;

  • facilitação do cumprimento das obrigações da empresa relativas ao FGTS e à Previdência Social.

SALDO DO FGTS VIA CELULAR

Quem tem telefone celular com acesso à internet pode cadastrar o número, no site do Fundo, para consultar o saldo da sua conta vinculada.

EDITAL ELETRÔNICO

Com acesso pelo site do FGTS e pela página do Fundo no site da CAIXA, o Edital Eletrônico é uma ferramenta colocada à disposição dos entes envolvidos (empregadores, trabalhadores, entidades de classe, Poder Judiciário, entre outros), agregando transparência e acessibilidade aos coeficientes e aos cálculos pertinentes, contemplando orientações sobre a utilização dos editais para efetivação dos recolhimentos e um passo a passo das etapas para a correta identificação das características do recolhimento, das tabelas de coeficientes e dos valores devidos.

MENSAGENS VIA CELULAR

Serviço de emissão de mensagens de SMS com informações sobre as movimentações na conta vinculada ao FGTS, como o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta. A adesão ao serviço é feita mediante cadastro no site do FGTS ou na página do FGTS no site da CAIXA.

Com a adesão ao serviço, o trabalhador deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Apenas um extrato anual do FGTS continua sendo enviado por correio. [GRI G4-EN27]

AGÊNCIAS CAIXA

Nas agências da CAIXA, é possível realizar diversas operações relativas ao FGTS. Destacam-se as seguintes:

  • obtenção do saldo/extrato da conta vinculada;

  • solicitação e realização de saque do FGTS;

  • atualização do endereço para recebimento bimestral do extrato do Fundo;

  • esclarecimento de dúvidas.

SAQUE CALAMIDADE VIA 0800

Como parte de suas responsabilidades perante a sociedade, o Agente Operador disponibilizou ao trabalhador residente em regiões atingidas por calamidade pública a possibilidade de solicitação de saque do FGTS pelo telefone 0800 726 0207 (opção 3 - opção 2).

Nessa modalidade, para fins de pagamento, as informações de residência do trabalhador cotista são “cruzadas” com dados da área atingida por desastres. Por esse serviço, o interessado é informado sobre o canal de saque mais adequado e sobre a efetuação do crédito em conta bancária.

BANCOS E DEMAIS AGENTES FINANCEIROS

Nas agências dos bancos e dos agentes financeiros conveniados ao sistema, podem ser realizadas diversas operações relativas ao FGTS, com destaque para as seguintes:

  • obtenção do saldo/extrato de períodos anteriores a 1991;

  • solicitação e realização de saque do FGTS em localidades onde não existem agências da CAIXA.

CORRESPONDENTE CAIXA AQUI

O trabalhador também pode fazer utilizar os Correspondentes CAIXA AQUI para sacar o FGTS, conforme previsão legal. Para tanto, basta apresentar documento pessoal e o Cartão Cidadão e fazer o uso de sua senha pessoal. Os saques estão limitados a R$ 1.500,00.

POSTOS DE ATENDIMENTO ELETRÔNICO DA CAIXA

Nos terminais de autoatendimento instalados em locais de grande circulação, o trabalhador pode consultar o saldo de sua conta FGTS e realizar saques, conforme previsão legal, mediante o uso do Cartão Cidadão e da Senha Cidadão. Os saques estão limitados a R$ 1.500,00.

SALAS DE AUTOATENDIMENTO DA CAIXA

Nas salas de autoatendimento, o trabalhador tem condições de consultar o saldo de sua conta FGTS e realizar saques, conforme previsão legal. Para tanto, deve apresentar o Cartão Cidadão e fazer uso da Senha Cidadão.

O saque é limitado a R$ 1.500,00, exceto para a situação na qual não é apresentado o Cartão Cidadão, mas apenas o número do PIS/PASEP/NIS/NIT, e fazer uso da Senha Cidadão. Nesse caso, o limite é de R$ 700,00.

LOTÉRICAS

Nas unidades lotéricas, é possível sacar o FGTS, conforme previsão legal, até o limite de R$ 1.500,00. No ato do saque, são solicitados a apresentação de documento pessoal e do Cartão do Cidadão e o uso da Senha Cidadão.

SISTEMA DE UTILIZAÇÃO DO FGTS EM MORADIA PRÓPRIA

A comunicação entre o Agente Operador, os agentes integrantes do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e as administradoras de consórcios é realizada pela internet, por meio do Sistema de Utilização do FGTS em Moradia Própria (SIUMP). Implementado em 2003, o sistema agilizou o atendimento às solicitações de utilização do saldo da conta vinculada em financiamentos habitacionais, dispensando-se o preenchimento de guias e formulários com diversas vias.

CAIXA CIDADÃO
0800 726 0207

Oferece atendimento referente ao FGTS, ao PIS, a benefícios sociais, ao Cartão Social e aos resultados de loterias. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 22 horas; e aos sábados, das 10 horas às 16 horas. As chamadas podem ser originadas de telefones fixos e celulares. O serviço de consulta eletrônica está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

SAC CAIXA
0800 726 0101

Utilizado para reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento e informações sobre produtos e serviços da CAIXA. O atendimento ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular. O prazo para resposta é de até cinco dias úteis.

OUVIDORIA CAIXA
0800 725 7474

Para denúncias e reclamações não solucionadas pelo SAC CAIXA, atendendo nos dias úteis, das 8 horas às 18 horas. O prazo para resposta é de até 15 dias.

DEFICIENTE AUDITIVO
0800 726 2492

Às pessoas com deficiência auditiva, a CAIXA disponibiliza atendimento especializado para o esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços, suporte tecnológico, informações, reclamações, sugestões e elogios. O atendimento é feito 24 horas por dia, sete dias por semana.